Edição lançada em 18/10/2014
Editorial 4
O calor anda forte, não temos ar-condicionado na redação (aliás, não temos nem redação!), e, em tempos de escassez d’água, convém evitar o gasto excessivo de energia. Vamos, portanto, direto ao ponto: a quarta edição da Pós-créditos faz do cinema brasileiro parte importante de seu manancial – Gabriel Carneiro fala sobre A marvada carne, de André Klotzel; Renato Coelho aborda o cinema de Jairo Ferreira a partir de Horror Palace Hotel; e Phillippe Watabe traz o novo filme de Jorge Furtado, O Mercado de notícias. Enquanto isso, Marcella Grecco trata a questão da violência no cinema de Michael Haneke através de O vídeo de Benny, e Álvaro André Zeini Cruz aborda a América em dois tempos a partir do recente Garota exemplar, de David Fincher, e da franquia infanto-juvenil Nós somos os campeões.
A temática da infância reaparece uma segunda vez nesta edição: levados pelo espírito do dia das crianças, os redatores fizeram breves elucubrações sobre como o universo audiovisual marcou suas vidas em tempos que precederam a cinefilia; e que, talvez, tenham sido determinantes para se chegar a ela.
Que esta quarta edição seja uma lufada de ar fresco nesses dias calorentos (ou, ao menos, um refresco nesses dias eleitorais). Boa leitura.
Álvaro André Zeini Cruz e Gabriel Carneiro
editores
Textos desta edição:
“‘Garota exemplar’: manipulando a rede social”
“O horror não está no horror*”
“Uma análise genérica sobre ‘A marvada carne'”
“Duas Américas em ‘Nós somos os campeões'”
“Fiscalização no ‘Mercado de notícias'”