Edição 12

Edição lançada em 29/04/2015

Editorial 12

Rigor exige vigor, e se há algo que emana da precisão de cada plano composto por Manoel de Oliveira, é viço, potência, energia. Ou seja: vida. Não façamos deste editorial, portanto, um obituário, nem voltemos à temática do embalsamamento dos instantes que são os registros fotográficos (vide editorial 7). Celebremos aquilo que pulsa e que assim se manterá – os próprios filmes. No caso aqui, trazidos num recente, mínimo e injusto recorte, considerando a sustância da filmografia em questão: enquanto Álvaro André Zeini Cruz se debate contra a sublimação intempestiva de Singularidades de uma rapariga loura (2009), Phillippe Watanabe tenta decifrar a babilônia em Um filme falado (2003).

Além de Oliveira, nesta 12ª edição, Marcella Grecco continua a se debruçar sobre a ainda breve filmografia de Antonio Campos, desta vez falando sobre Afterschool; enquanto Juliana Maués mune-se de coragem, invade e disseca um certo Solar Maldito, adaptado de um conto de Edgar Allan Poe por Roger Corman em 1960.

E se este editorial não é dos mais vigorosos, esperamos que você, leitor, encontre nos textos alguma voltagem, ainda que seja impossível equiparar-se à carga dos filmes como os de Oliveira ou Corman. Não que esta seja uma culpa nossa; trata-se de uma condição sine qua non da crítica, cuja sina é debater-se com os filmes, sem jamais equiparar-se a eles. Pois ao final de cada texto, fica sempre aquela inquietação da certeza de não ter feito juz à obra. Paciência. Coisas da crítica, que é o que tentamos fazer por aqui (ainda que não tenhamos muita certeza se somos bem sucedidos).

Em todo caso, boa leitura.

Álvaro André Zeini Cruz e Juliana Maués

editores

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s